Embaixada de Portugal na Suécia

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Bem-vindo à Embaixada de Portugal em Estocolmo

embaixada front sm

Bem-vindo ao website da Embaixada de Portugal na Suécia. Aqui poderá encontrar informações atualizadas sobre atividades de promoção e reforço do relacionamento bilateral entre Portugal e a Suécia.

Para a realização de actos consulares (passaporte, cartões do cidadão, procurações, inscrições consulares, recenseamento eleitoral, etc.) deverá fazer um agendamento prévio por telefone ou email. Verifique o nosso horário de atendimento e contactos aqui.

 

Ataque criminoso contra a Embaixada de Portugal em Estocolmo – nota de informação

Na sequência da nota emitida no dia 5 de abril, a Embaixada de Portugal gostaria de transmitir as seguintes informações complementares acerca dos acontecimentos dramáticos ocorridos no passado dia 4 de abril:

- Os elementos já conhecidos – e que se podem divulgar sem comprometer o sigilo das investigações policiais em curso – permitem concluir que se tratou de um ataque criminoso contra a Embaixada, respetivos funcionários e instalações, perpetrado por um indivíduo totalmente desconhecido da Embaixada, e apresentando evidentes sintomas de profundas perturbações psicológicas.

- Em resultado do ataque, a Embaixada – chancelaria, ou seja, o escritório - assim como as instalações da Agência para o Investimento e o Comércio Externo de Portugal – AICEP - e o Turismo de Portugal, ficaram totalmente destruídos, ou tão severamente danificados, que não é neste momento possível prever quando estarão reunidas as condições necessárias ao restabelecimento regular dos serviços e, designadamente, o atendimento ao público.

- Mais: não é mesmo possível estimar quando serão restabelecidos os serviços mínimos, inclusivamente no tocante à receção e atendimento do público na Secção Consular, dadas as óbvias dificuldades em encontrar, com a desejável brevidade, um local que reúna as condições necessárias de segurança e funcionalidade, tanto para os funcionários como para todos os nossos utentes.

Eventualmente, não terá sido inteiramente compreendido todo o alcance e a gravidade da situação causada, e que continua a verificar-se. Essa a principal razão desta nota, que complementa e detalha a emitida a 5 de abril, i.e., assim que foi possível informar o público do ocorrido.

Não obstante, a Embaixada, e os seus funcionários, sem exceção, estão a envidar todos os esforços possíveis para o restabelecimento dos serviços, e manterão todos os interessados – público em geral, autoridades e entidades públicas e privadas portuguesas e locais, comunidade portuguesa, corpo diplomático acreditado na Suécia, comunicação social – ao corrente da evolução da situação.

Apesar da situação exposta, a Embaixada deseja relevar que não há felizmente a registar quaisquer vítimas, seja entre os funcionários da Embaixada, seja entre os utentes da Secção Consular e visitantes da Embaixada, seja entre os funcionários das outras Missões Diplomáticas sediadas no prédio da Chancelaria, seja entre os respetivos locatários, utentes ou visitantes.

Neste momento, e numa nota mais pessoal, desejo reiterar, em meu nome, e de todos os funcionários da Embaixada, o agradecimento pelas muitas manifestações de preocupação que nos chegaram, por diversas formas e meios, dando nota da sua inquietação acerca do sucedido. E que, desde a primeira hora, se disponibilizaram também para nos apoiar nestes momentos muito difíceis.

Neste contexto, desejo transmitir o nosso reconhecimento pelo continuado apoio recebido da parte do Ministério dos Negócios Estrangeiros, dos seus serviços, e dos colegas e funcionários, que não têm medido esforços no sentido de nos ajudarem a restabelecer o funcionamento da nossa Missão.

Permito-me ainda destacar as palavras de Sua Excelência o Presidente da República, e o apoio dado desde o primeiro momento pelo Governo Português, designadamente na pessoa do Senhor Ministro dos Negócios Estrangeiros.

Uma referência final – mas não menos importante – ao imediato socorro prestado pela brigada de bombeiros suecos, que evitou o pior, e preveniu que houvesse vítimas humanas a lamentar. Agradecemos igualmente o apoio, também vital, das autoridades policiais suecas, e do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Suécia, nomeadamente dos serviços do Protocolo.

Estocolmo, 10 de abril de 2018

 

Henrique Silveira Borges

Embaixador de Portugal na Suécia

Contactos

Narvavägen 32, 2Tr
Box 10194
100 55 Stockholm
(Chancelaria)
Narvavägen 30, 2Tr
Box 10194
100 55 Stockholm
(Secção Consular)
+46 (0) 8 545 670 60 (Chancelaria)
+46 (0) 8 545 670 67 (Secção Consular)
estocolmo@mne.pt (Chancelaria)
sconsular.estocolmo@mne.pt (Secção Consular)
Facebook 

Mais informação

Ligações úteis

emergencia consular

tradutores

portagens

presidencia

governo

 mne

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

camoes

portal cidadao

Logotipo Turismo de Portugal

visit portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

banco portugal

Logotipo Instituto Diplomático